Close
Afinal, o que é e como funciona um gerador de energia solar?

Afinal, o que é e como funciona um gerador de energia solar?

Powered by Rock Convert

Você provavelmente já ouviu falar a respeito da energia solar, seja pela economia que ela possibilita para o bolso de quem a utiliza, seja devido às suas qualidades sustentáveis. No entanto, a maioria das pessoas não entende ao certo como funciona um gerador de energia solar.

Diante disso, resolvemos reunir em um só post todas as principais informações que você precisa saber acerca desse assunto. Aqui, você vai ficar sabendo como a luz do sol é transformada em eletricidade para ser usada na sua casa. Também mostraremos a diferença entre os principais tipos de geradores solares do mercado.

Por fim, levantaremos alguns dos benefícios em usar essa energia, explicaremos o que são os créditos solares e daremos dicas de como economizar com eles. Confira!

O que é um gerador de energia solar?

O gerador de energia solar é um sistema que usa a luz do sol para produzir a energia térmica ou elétrica. A energia térmica é bastante usada para o aquecimento de água e para fins industriais, entre outras utilidades. Já a energia elétrica gerada dessa forma é utilizada para fazer seus eletrodomésticos funcionarem e para sua casa ficar iluminada, por exemplo.

O processo de transformação da energia solar para térmica ou fotovoltaica é distinto um do outro na tecnologia aplicada para seu funcionamento.

Como funciona a geração de energia?

A energia térmica consiste em absorver o calor do sol, por meio de coletores, captando esse aquecimento para repassá-lo à água e outros fluídos, como óleo. A energia fotovoltaica faz o uso de placas fotovoltaicas para recolher a luz do sol e fazer a conversão para eletricidade. Feito isso, uma peça chamada inversor fotovoltaico converte o que foi armazenado nos módulos fotovoltaicos para a energia elétrica que usamos em nossas residências.

Isto é, a lógica de funcionamento do gerador de energia solar é a mesma de outros geradores. Por exemplo, enquanto o gerador a diesel produz energia utilizando esse tipo de combustível fóssil, o gerador solar usa como fonte o sol, com a diferença que a luz solar é gratuita, existe em grande quantidade no mundo todo, é limpa e infinita.

Quando um consumidor, seja ele comercial, seja residencial, resolve ser um microgerador de energia, a opção mais escolhida para essa finalidade é o sistema solar fotovoltaico. Ainda mais aqui no Brasil, um país tropical onde a incidência da radiação solar é enorme durante o ano todo. Assim, a produção de eletricidade é potencializada, diminuindo o tempo de retorno do investimento nos equipamentos do sistema.

Quais são os principais tipos de geradores existentes?

Existem dois tipos de geradores de energia solar. Conheça.

Sistema geradores isolados (off-grid)

Nesse tipo de sistema produtor de luz fotovoltaica, a energia é proveniente de baterias. A carga que recarrega essas peças vem das suas próprias placas solares. Vale ressaltar que não são apenas duas ou três baterias, e sim muitas delas para suprir a necessidade do consumo energético de um imóvel residencial ou comercial.

Sistemas conectados à rede (on-grid)

Como o nome já indica, esse sistema é do tipo conectado à rede elétrica. Os dois trabalham em conjunto. Aqui, os painéis fotovoltaicos fazem a captação da luz do sol, convertendo isso em eletricidade, por meio da transformação da corrente contínua em corrente alternada. Esse é o momento no qual a energia elétrica é enviada ao quadro de força para alimentar o imóvel.

Quais as vantagens do gerador?

Um gerador de energia solar é constituído de dois componentes principais: as placas solares e os inversores. Por causa disso, a necessidade de manutenção é muito baixa.

Os cuidados que você precisa ter com o seu sistema, depois que ele estiver instalado, é limpá-lo e fiscalizá-lo. Isso porque um gerador solar deve trabalhar o tempo todo. Outro ponto positivo é que esses equipamentos possuem vida útil longa.

A redução na conta de luz é realmente um benefício muito atraente para quem decide comprar um gerador de energia fotovoltaica, pois você consegue praticamente zerar a sua fatura.

Para quem fica preocupado em fazer esse tipo de investimento no imóvel e vendê-lo antes de conseguir de volta o dinheiro aplicado, a boa notícia é que você nunca sairá no prejuízo.

Afinal de contas, a sua casa será valorizada, aumentando o seu valor de mercado frente a outros imóveis similares em infraestrutura e tamanho, mas que não tenham o gerador solar. O interessado na compra vai considerar a economia que fará com o uso da luz ali.

Esse tipo de tecnologia de ponta também traz grandes vantagens ambientais para o nosso planeta, pois elimina a emissão de resíduos poluentes e de gases com efeito estufa — aqueles que superaquecem a temperatura da Terra. A energia fotovoltaica é sustentável por ter um procedimento natural de produção, já que só usa a radiação solar.

O que são os créditos de energia?

Os créditos de energia solar são as sobras de energia fotovoltaica produzida por meio de painéis solares. Vamos supor que a sua casa tem um sistema fotovoltaico on-grid, e que a geração de energia desse mês foi acima do que a quantidade consumida por você e sua família.

Isso significa que sobrou energia no seu gerador solar. Essa energia será transformada em créditos solares, a partir do momento que essa sobra energética retorna para a distribuidora local.

Caso no mês seguinte isso aconteça novamente, fique tranquilo. Você tem o prazo de 60 meses, a partir do dia em que esses créditos foram gerados, para utilizá-los. Então, quando o seu sistema fotovoltaico não fornecer a energia mensal necessária para o funcionamento da sua casa, a concessionária abaterá os créditos solares da sua fatura.

Se você tem outro imóvel em uma área atendida pela mesma distribuidora de energia, você pode transferir seus créditos solares para uso dessa propriedade, desde que a fatura de luz esteja cadastrada com a mesma titularidade, seja ela pessoa física, seja jurídica.

Agora que você já sabe tudo a respeito da produção, utilização e benefícios da energia solar, está na hora de começar a usufruir dessas vantagens. Restou alguma dúvida? Não tem problema! Entre em contato conosco e teremos muito prazer em ajudar!

× Como podemos ajudá-lo?