Close
Descubra 6 dicas para economizar energia na empresa

Descubra 6 dicas para economizar energia na empresa

Powered by Rock Convert

Todo gasto faz diferença dentro de um empreendimento. E, cada vez mais, o custo da energia elétrica tem um grande impacto no fluxo de caixa de um negócio. Quer saber como economizar energia na sua empresa? Neste post, vamos dar algumas dicas simples para otimizar o uso da eletricidade no dia a dia da sua organização.

Ao colocá-las em prática, você não só conseguirá precificar melhor seus produtos, deixando o valor mais acessível para seus clientes, como também aumentará a rentabilidade e tornará sua empresa mais competitiva.

Leia até o final e veja como essas atitudes são fáceis de serem aplicadas no dia a dia do seu negócio.

1. Opte pelo uso das lâmpadas de LED

A opção de lâmpadas que você escolhe influencia bastante o consumo de eletricidade do seu imóvel comercial. Hoje em dia, o mercado oferece três tipos: as fluorescentes, as incandescentes e as de LED.

Ainda que as de LED sejam as mais caras, são as que consomem menos energia. Com isso, no médio e longo prazo, elas são garantia da escolha mais barata, pois também duram mais do que as outras. Além disso, esse tipo de lâmpada ilumina mais, então você precisará de menos unidades para o seu espaço.

Para demonstrar a durabilidade, enquanto uma lâmpada incandescente tem vida útil de mil horas, a fluorescente dura 10 mil horas, e a de LED, 50 mil horas. Uma diferença bem grande.

2. Faça revisões elétricas periodicamente

As revisões elétricas periódicas devem, entre outras funções, fazer a verificação das cargas nas fases, para certificar o equilíbrio e redução dos custos com luz. Quando as instalações elétricas são planejadas, a quantidade de carga nas fases do local é calculada. Esse equilíbrio entre cada uma das fases é essencial para que os condutores não sofram com o superaquecimento.

Quando isso acontece, a durabilidade dos seus equipamentos eletrônicos é mais baixa, além de a conta de energia elétrica ficar mais alta. Isso porque existe mais corrente percorrendo um mesmo condutor. Tenha um eletricista de confiança para medir esse equilíbrio entre as fases do seu imóvel comercial e para redistribuir os equipamentos da firma entre as salas, deixando sua despesa com energia elétrica mais barata.

3. Otimize o uso de ar-condicionado

Invista na ventilação cruzada para não precisar usar o ar-condicionado o tempo todo. A amplitude das janelas e das portas fazem com que o ar se movimente com maior facilidade entre os ambientes.

Aproveite a tendência dos escritórios sem divisórias, unificando os espaços dentro da empresa. O lugar vai ficar muito mais fresco e agradável, mesmo sem o ar-condicionado ligado, principalmente pela manhã e no final de tarde.

Mas existem períodos do dia que não dá para ficar sem ligar esse aparelho, e ele é um dos grandes vilões da sua conta de luz. Só que existem maneiras de economizar, principalmente utilizando a tecnologia a seu favor. Todo equipamento de ar-condicionado possui o selo Procel, orientando o consumidor quanto à eficiência energética.

A classificação é dividida em A, B, C e D. A categoria A é o ar-condicionado mais econômico e, consequentemente, a classificação D é o que mais gasta energia elétrica. Pode até ser que um aparelho classificado como A seja mais caro do que os outros, mas se você fizer a conta do retorno desse investimento, perceberá que o valor do produto retorna para o seu bolso na forma de economia na fatura de luz da empresa.

Fique atento também com relação à manutenção dos filtros de todos os aparelhos de ar-condicionado da empresa. O tempo de uso e a limpeza deles contribuem para reduzir o valor do gasto com energia elétrica, pois um equipamento limpo consome menos energia para funcionar, já que aquece menos.

4. Use cores claras no ambiente

Evite cores escuras no ambiente de trabalho. A razão é muito simples: as cores mais claras beneficiam o reflexo da iluminação, tanto a natural como a artificial. Especialistas indicam tons gelo, branco, bege e amarelo-claro para as paredes.

Dessa forma, um lugar que já tem muita luz natural incidindo sobre ele aproveitará mais ainda essa vantagem. E mesmo os que contam com bastante luz artificial contarão com a otimização da reflexão de luz e, ao absorver menos calor, o local se manterá mais fresco, solicitando menos uso do ar-condicionado.

5. Faça campanhas de conscientização com os colaboradores

Para economizar energia na empresa, não basta só o dono do negócio estar empenhado nessa tarefa. Todo o quadro de colaboradores precisa estar comprometido com a empreitada. Uma boa prática é colocar alguns avisos nas paredes.

Essa é uma boa maneira de lembrá-los de desligar seus computadores no final do dia, por exemplo. Se o seu empreendimento tem muitos funcionários, veja a possibilidade de pagar uma hora a mais para algum deles ser incumbido de verificar e fazer o desligamento de todas as máquinas. Depois disso, confira a sua conta de luz e alegre-se com o valor poupado.

E isso vale para aparelhos que ficam no modo stand by. Isso pode parecer inofensivo, mas computadores e impressoras em stand by gastam 80% da energia como se estivessem ligados. Portanto, se o seu negócio tem muitos equipamentos como esses, tome cuidado.

6. Considere o investimento em energia solar

Os donos de empresa têm notado um aumento cada vez maior na conta de luz, principalmente desde 2014 e 2017, quando as políticas implantadas nesse segmento não deram certo, elevando o patamar da cobrança em 31,5%.

Dentro desse cenário, é fundamental que o empreendedor pense em maneiras para reduzir o consumo de eletricidade de tudo o que é utilizado dentro do seu negócio. Afinal, não é nada fácil tocar uma operação comercial tendo que pagar uma das tarifas mais caras de energia do mundo.

Um caminho que está ganhando cada vez mais força nos últimos anos é a geração de energia solar por meio de painéis fotovoltaicos. Existem algumas linhas de financiamento especiais para esse tipo de projeto, que praticamente zera a conta de luz do imóvel. Então, se você procura maneiras de como economizar energia na empresa, vale a pena investir em um tipo de energia limpa, renovável e infinita.

Agora, conte para nós quais atitudes você tem dentro da sua empresa para economizar energia? Deixe seu comentário!

× Como podemos ajudá-lo?