Close
Por que é importante um sistema de monitoramento de energia solar?

Por que é importante um sistema de monitoramento de energia solar?

Powered by Rock Convert

geração de energia fotovoltaica é uma ótima alternativa para reduzir custos com eletricidade, preservando o meio ambiente e aumentando o valor do seu imóvel. Afinal de contas, trata-se de um tipo de energia que apresenta muita versatilidade, com aplicações em diversos cenários. Porém, é importante frisar que não basta instalar as placas solares, os inversores e demais equipamentos. Você precisa pensar no sistema de monitoramento de energia solar.

Isso permitirá que você controle e entenda melhor como está funcionando o seu sistema fotovoltaico. Assim, terá mais informações a respeito desse sistema, o que traz diversos benefícios, que veremos nos próximos tópicos.

Leia este post para entender a importância de ter um sistema de monitoramento de energia solar em sua estrutura!

O que é um sistema de monitoramento de energia solar?

A energia solar é gerada a partir da incidência dos raios solares sobre as placas fotovoltaicas. Quando o céu está limpo, ou, durante a alta estação, é produzida uma quantidade maior de energia. No período noturno, é normal essa quantidade cair. Ou seja, a energia gerada varia a todo momento, de acordo com os dias e as horas — ao contrário da energia elétrica fornecida pela concessionária da sua região, que, em tese, é constante.

Todavia, essa não é uma desvantagem da energia solar. Quando você contrata uma empresa especializada para instalar seu sistema fotovoltaico, ela deve fazer o dimensionamento adequado. Dessa maneira, a quantidade necessária de energia será atendida, mesmo com essa variação. No entanto, para que isso ocorra, você precisa de um sistema de monitoramento de energia solar.

Toda vez que abordamos questões a respeito da energia fotovoltaica, sempre citamos as vantagens relacionadas ao meio ambiente como grande benefício de produzir esse tipo de energia. É claro que esse realmente é um grande ganho da energia solar, mas você sabia que, além de tratar o tema como qualitativo, também podemos quantificá-lo objetivamente?

Pois é. A partir do momento em que é instalado um sistema para gerar energia solar com equipamentos para realização do monitoramento remoto, todos os dados sobre ele podem ser observados a todo tempo via internet, por meio de aplicações específicas.

Isso significa que você pode monitorar o quanto economizou em determinado período, o quanto de energia foi gerada, entre outros números, a qualquer hora e de qualquer lugar.

Quais são os benefícios desse sistema?

Monitorar a qualidade e controlar a produção de energia solar é um processo fundamental para quem adquiriu um sistema fotovoltaico. São essas ações que possibilitarão que o consumidor tenha dados valiosos a respeito da produção e do consumo do seu imóvel.

Abaixo, conheça algumas das principais vantagens do sistema de monitoramento de energia solar!

Ter informações sobre o consumo

Uma indústria que monitora a qualidade e controla a produção de eletricidade, por exemplo, detém dados significativos sobre os seus hábitos de consumo.

Isso auxilia o empresário a entender quais impactos são causados (e recebidos) por meio desse consumo, para que possa adequar sua rotina para diminuir os gastos com os turnos de funcionamento de seus maquinários ou mesmo com a compra de equipamentos que consumam menos eletricidade.

A mesma lógica pode ser aplicada a um imóvel residencial, salvas as suas devidas proporções, pois monitorar estrategicamente um sistema fotovoltaico é algo benéfico para qualquer usuário.

Reduzir gastos

Na fatura mensal de luz, a concessionária não dá informações concretas ao consumidor de onde essa energia foi utilizada, do desperdício ou da quantidade que você conseguiu economizar.

Por outro lado, ao fazer uso de um sistema de monitoramento de energia solar, você será capaz de ter dados detalhados, identificando os principais gargalos em que é possível praticar a redução de gastos relacionados ao consumo de energia elétrica.

Percebeu que o chuveiro está sendo o vilão do consumo energético? Tome banhos mais curtos. O ar-condicionado está consumindo muita luz? Tome cuidado para não deixá-lo ligado sem necessidade.

Conferir dados

Outra vantagem interessante de monitorar os seus painéis solares é poder realizar o cruzamento dos dados com os números fornecidos pela concessionária de energia elétrica. Normalmente, a maior parte dos sistemas é baseada na compensação de créditos. De acordo com a taxa de conversão estabelecida, a quantidade de energia que o seu sistema fotovoltaico injetou na rede é abatida da quantia a ser paga.

Apesar disso, não é raro que falhas aconteçam, fazendo com que você tenha que arcar com custos desnecessários. Quem monitora a energia que produz sabe exatamente o volume que gerou, e é capaz de assegurar que as informações da conta de luz estejam adequadas e com o valor correto.

Avaliar o retorno de investimento

A fiscalização da produção de energia solar no seu imóvel é fundamental para que você possa avaliar o retorno do investimento na aquisição de um sistema fotovoltaico. Levando em consideração que todos os números obtidos são fidedignos e têm registro no equipamento, será possível saber a quantidade de energia gerada durante um ano.

Essa quantidade de kWh é traduzida em dinheiro poupado na sua conta de eletricidade, apontando o ROI. Isto é, você sabe exatamente em quanto tempo o seu sistema se pagará por completo, percebendo mais claramente o benefício de ter feito essa escolha.

A Expertise Energia oferece serviços de participação ativa do monitoramento e controle da produção de energia solar do seu sistema fotovoltaico. Isso se dá por meio da manutenção preventiva, um serviço imprescindível para que você garanta que a produção de eletricidade local opere adequadamente ao longo de toda a vida útil do seu equipamento.

Quando esse tipo de manutenção é feito regularmente, os custos com desperdícios são reduzidos e os riscos de a produção de energia solar parar por problemas técnicos é minimizado.

Nesse sentido, a Expertise Energia disponibiliza inspeções aprofundadas e a manutenção apropriada do seu sistema. Além disso, nossos técnicos especializados dão aos nossos clientes todas as orientações necessárias para a compreensão de como funciona um sistema de monitoramento de energia solar.

Se quer saber um pouco mais sobre como a Expertise Energia pode ajudar você a monitorar o funcionamento das suas placas fotovoltaicas que geram eletricidade, entre em contato conosco!

× Como podemos ajudá-lo?