Close
Quais são os principais tipos de energia solar que existem?

Quais são os principais tipos de energia solar que existem?

Powered by Rock Convert

Muito se tem falado a respeito da energia solar, que é produzida por meio do sol. Mas você sabia que existem diferentes tipos de energia solar? Essa transformação da irradiação solar pode resultar, principalmente, em energia térmica, heliotérmica e fotovoltaica.

Para você ter uma ideia da importância dessa fonte de luz, durante o período de um ano, o nosso planeta absorve energia solar equivalente a 20 vezes a energia guardada pela somatória das reservas de combustíveis fósseis no mundo. E tem mais: a energia solar tem como principais benefícios ser infinita, sem realizar a emissão de agentes poluidores.

Como vivemos um tempo de grande preocupação com o ecossistema da Terra, neste post, vamos explicar quais são os principais tipos de energia solar. Leia e saiba como ajudar a preservar o nosso meio ambiente. 

Energia térmica

No sistema térmico, a captação da energia é feita com o uso de painéis solares térmicos, também conhecidos como coletores solares. É um sistema simples e econômico para o aproveitamento da luz solar. Seu uso é amplamente voltado para residências e empreendimentos hoteleiros e comerciais que precisam esquentar a água de chuveiros ou piscinas.

A energia térmica também pode ser utilizada para aquecer ambientes ou para fins industriais. O painel solar faz a transferência do calor da radiação do sol para a água ou óleo que transpassa seu interior.

Energia heliotérmica

Esse tipo de energia também é chamado de Concentrating Solar Power (CSP), ou Energia Solar Concentrada. O procedimento consiste em acumular o calor que vem dos raios do sol. Para isso acontecer, são implantados espelhos que refletem a luz solar, concentrando-a onde está o receptor. Todo esse calor acumulado é usado pelas indústrias em seus processos que necessitam de temperaturas elevadas ou então para gerar energia elétrica.

A produção da energia heliotérmica é indireta, pois primeiramente é feita a captação do calor do sol. Então, isso é transformado em energia mecânica. A última etapa é a conversão para energia elétrica.

Energia solar fotovoltaica

A energia solar fotovoltaica transforma a luz do sol em eletricidade sem que seja preciso passar pela etapa da energia térmica, como citamos acima. Uma placa fotovoltaica é formada por materiais semicondutores, sendo que o mais usado é o silício. No momento em que esses painéis fotovoltaicos são expostos ao sol, os elétrons absorvem os fótons, que são as partículas de energia da luz do sol.

Depois, é feito o transporte disso para um campo elétrico, disponibilizando os elétrons livres para a utilização na forma de energia elétrica. Em oposição à energia heliotérmica, a fotovoltaica não depende da irradiação solar e sim do volume de densidade das nuvens. Isso significa que, quando há poucas nuvens, a geração de eletricidade é mais baixa se compararmos a dias de céu azul.

Com essa leitura, você ficou conhecendo os principais tipos de energia solar. Quem usa essa forma de energia contribui para a preservação do meio ambiente, além de economizar no fim do mês, quando chega a conta de luz.

Que tal passar essa dica adiante? Compartilhe este post nas suas redes sociais!

× Como podemos ajudá-lo?