Close
Saiba o que precisa para montar uma estrutura para energia solar

Saiba o que precisa para montar uma estrutura para energia solar

Powered by Rock Convert

A crise no setor elétrico provocará um aumento nas contas de luz até o ano de 2020. Essa informação foi divulgada em uma reportagem do jornal Estadão, que mostra como os encargos e o empréstimo das companhias, bem como o baixo nível de reservatório nas represas, devem fazer com que as tarifas aumentem.

É por esse e outros motivos que a busca por uma estrutura para energia solar vem sendo cada vez maior por parte de empresas e também de pessoas físicas, que desejam economizar nas contas de luz.

Neste post, vamos explicar quais são os equipamentos necessários para utilizar a energia do sol na sua residência ou na sede da sua empresa. Também comentaremos sobre as vantagens desse tipo de energia e os cuidados que devem ser tomados para fazer uma instalação segura. Confira!

Quais são as principais vantagens do uso da energia solar?

O uso da energia solar gera benefícios diversos para os usuários. Veja, a seguir, alguns dos principais.

Economia na conta de luz

Uma das principais vantagens para quem usa a energia solar é a economia na conta de luz. Depois de determinado período, a conta de luz será praticamente gratuita, com o usuário tendo que pagar apenas a taxa de disponibilidade da concessionária, que varia entre R$ 35 e R$ 65, de acordo com a companhia.

Aumento da sustentabilidade

A energia solar é totalmente renovável, silenciosa e limpa. Por isso, quem a utiliza também está colaborando para a preservação do meio ambiente. Para as empresas, isso é fundamental.

Baixo custo de manutenção

Praticamente, não é necessário fazer reparos na estrutura para energia solar, desde que sejam tomados os cuidados preventivos na instalação. A estrutura tem uma vida útil de cerca de 35 anos. Dessa forma, apenas a limpeza é necessária para que tudo funcione de maneira adequada.

Quais são os componentes necessários para montar uma estrutura para energia solar?

Não são necessários muitos componentes para montar uma estrutura para energia solar. Trata-se de um sistema simples e que é facilmente montado, desde que a equipe escolhida seja devidamente capacitada para isso.

Veja, a seguir, quais são os componentes necessários para montar uma estrutura para energia solar!

Painéis solares

Os painéis solares funcionam como o coração do sistema. Eles são os responsáveis por distribuir a energia para o imóvel e são dimensionados de acordo com a quantidade de energia de que cada residência ou empresa necessita.

Existem, ainda, diferentes tipos de painéis solares. Os principais deles são os seguintes:

  • monocristalino: feito com silício ultrapuro, convertendo entre 14% e 21% da energia que absorve do sol;
  • policristalino: também é feito com silício, mas com uma técnica de fundação dos cristais. Absorve entre 13% e 16% da energia solar captada;
  • de filme fino: é feito de metal ou de vidro e recebe uma camada especial com propriedades fotovoltaicas. A eficiência é um pouco menor que a dos painéis de silício, variando entre 7% e 13%;
  • híbrido: mescla elementos do painel de filme fino e os de silício. De tal maneira, a área necessária para instalação é reduzida e a capacidade de absorção da energia é, em média, de 20%.

Controladores de carga

Os controladores de carga são estruturas que funcionam como uma espécie de válvula para o sistema. Elas servem para evitar que ocorra uma sobrecarga de energia na bateria, por exemplo. Isso faz com que a vida útil dos equipamentos fotovoltaicos aumente.

Inversores

Se os painéis solares são o coração do sistema fotovoltaico, os inversores podem ser considerados como o cérebro. Eles transformam os estímulos da energia solar, que, geralmente, são de 12 V, em correntes contínuas de 110 V ou 220 V — as voltagens das cidades brasileiras.

Também são os inversores que fazem com que haja sincronia entre a energia solar e a energia elétrica. De tal modo, os aparelhos eletrônicos da residência ou da empresa funcionarão com a energia gerada pelo sol e não com a fornecida pela companhia de eletricidade.

Baterias

As baterias representam a parte do sistema fotovoltaico que armazena a energia e a distribui, mesmo nos dias chuvosos ou nublados, quando não há sol.

Quais cuidados são necessários para realizar uma instalação segura?

Para não ter problemas com a instalação da estrutura para energia solar, é preciso que alguns cuidados sejam tomados. Explicaremos, de forma breve, alguns dos principais deles. Acompanhe!

Escolha de profissionais qualificados

Os profissionais que fazem a instalação devem ser qualificados, com preparo e experiência na área. Isso porque se as placas não forem colocadas corretamente, por exemplo, a vida útil pode ser menor ou, então, podem surgir problemas, como o não aproveitamento da energia solar em sua totalidade.

A qualificação da equipe também faz com que os profissionais possam resolver problemas ou demandas que surgirem no decorrer da instalação dos produtos.

Uso de materiais corretos

É preciso que você escolha painéis que sejam adequados para a utilização que deseja dar para a energia fotovoltaica. Também é necessário dar atenção para o aterramento das placas e o correto uso dos cabos e das conexões.

Todos esses procedimentos que envolvem materiais poderão ser explicados e escolhidos pela empresa que faz a instalação, caso você tenha a certeza de que está contratando uma companhia séria e experiente.

Cuidados com a bateria

Na instalação das baterias, é necessário ter alguns cuidados especiais! Elas precisam ficar em locais ventilados e jamais serem expostas ao sol ou colocadas em áreas que atinjam altas temperaturas.

Também é importante que a instalação das baterias siga as orientações do fabricante, para evitar que haja uma baixa manutenção dos sistemas ou que a vida útil seja diminuída.

Entendeu o que é necessário para montar uma estrutura para energia solar? Ter esse conhecimento é importante para que você possa explorar ao máximo esse recurso tão relevante para as empresas e residências que desejam fazer economia na conta de luz.

Outros conteúdos úteis para você poderão ser encontrados em nossas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe os nossos perfis e fique sempre muito bem informado sobre a energia solar!

× Como podemos ajudá-lo?